< >

Ferramentas de atuação

No intuito de garantir que as melhores práticas de gestão sejam incorporadas à estratégia empresarial, a Empresa mantém uma série de ferramentas de atuação, responsáveis pelo direcionamento dos processos operacionais e gerenciais. As práticas de gestão e os padrões de trabalho são permanentemente revistos e aperfeiçoados a partir de resultados obtidos na avaliação da eficácia desses sistemas. Entre essas ferramentas, destacam-se:

Programa Excelência Odebrecht Agroindustrial

Criado em 2011, o Programa Excelência tem a missão de apoiar o empresariamento da Odebrecht Agroindustrial, dentro de um elevado padrão de disciplina na execução e compromisso com a melhoria de produtividade. O projeto baseia-se nos seguintes pilares:

  • Gerenciamento das operações por meio de indicadores de desempenho em todos os níveis;
  • Gestão da rotina para medir os resultados, analisar problemas e decidir a ações corretivas;
  • Acompanhamento das ações pactuadas para a solução dos problemas;
  • Buscar as melhores práticas, alinhamento e compartilhamento do conhecimento.

Desde que foi instituído, o Programa vem contribuindo para que os resultados diários da Empresa possam ser conhecidos, acompanhados e ajustados. O diagnóstico que motivou sua adoção revelava a necessidade de maior integração entre as Unidades. Diferenças de clima, relevo, cultura e procedimentos de trabalho dificultavam uma análise precisa do desempenho das equipes, o que, consequentemente, impedia a formulação de Programas de Ação (PAs) alinhados e realmente mensuráveis.

Por meio da aplicação de uma série de procedimentos e indicadores, que asseguram o desenvolvimento das atividades de forma mais rápida e eficaz, o Programa Excelência tem ajudado a trazer inúmeras melhorias aos processos desenvolvidos pela Empresa. A ideia é promover uma maior sinergia entre as equipes, fazendo com que todos os Integrantes falem a mesma linguagem e estejam engajados na busca por resultados perenes.

Presente em todas as Unidades, o Excelência é, ainda, um importante meio de disseminação dos conceitos da Tecnologia Empresarial Odebrecht (TEO) para o dia a dia de pessoas que estão a quilômetros de distância das Unidades, garantindo que as práticas de sustentabilidade estejam contempladas em todas as fases do negócio – do plantio da cana à venda do produto final.

Entre os avanços implementados ao Programa em 2013-2014 está a introdução do Relatório de Bordo, que faz a leitura dos indicadores considerados primordiais para o desenvolvimento das atividades diárias. São três modelos de relatório: Agrícola-plantio, Agrícola-CCT e Industrial, com explicações mais consistentes e comentários do que se deve fazer ao identificar um problema.

Os resultados desses relatórios são discutidos com as bases em cada Polo, nos cinco primeiros dias do mês subsequente, a fim de fornecer às Lideranças uma visão mais concreta de como foi o desempenho em cada Unidade, permitindo a troca de experiências e de oportunidades. Até o vigésimo dia do mês, é emitido um Relatório Mensal (RM). O documento vai mais fundo na análise de resultados, e traz, por exemplo, questões de custos, mostrando os pontos positivos e negativos de cada operação.

Gestão Online

Desenvolvido durante a safra 2013-2014 para dar mais dinamismo ao Programa Excelência, o projeto Gestão Online (GOL) é uma ferramenta que visa auxiliar na gestão de desempenho dos processos. A ferramenta, que entrará em operação na safra 2014-2015, conta com uma plataforma em WEB que possibilitará a realização de uma série de funções, como:

  • Link do Indicador e Planos corretivos e preventivos;
  • Relatório de acompanhamento de resultados e tratativas;
  • Relatórios de status dos Planos de Ação;
  • Gatilho de alarmes on time (envio por e-mail para solução de pendências – ações, tratativas, etc.);
  • Avaliação da eficácia dos planos;
  • Visibilidade e consequente melhoria da qualidade das análises;
  • Compartilhamento de Informações.