< >

GRI 4.8

Declarações de missão e valores, códigos de conduta e princípios internos relevantes para o desempenho econômico, ambiental e social, assim como o estágio de sua implementação+ Índice remissivo GRI

GRI SO4

Medidas tomadas em resposta a casos de corrupção+ Índice remissivo GRI

Compromisso com a ética e a transparência

O Código de Conduta descreve as expectativas da Odebrecht Agroindustrial quanto à conduta de seus Integrantes em seu ambiente de trabalho ou quando atuando em nome da Empresa, sendo difundido entre todos os Integrantes, que se comprometem a cumpri-lo. Baseado na Tecnologia Empresarial Odebrecht (TEO), reúne padrões de relacionamentos entre a Empresa e Acionistas, Clientes, Fornecedores, Comunidades e público em geral.

O documento foi reformulado para revisão de linguagem e adequação à nova Lei Anticorrupção (12.846/13). Aprovado no final de março, o novo Código de Conduta será aplicado a partir da safra 2014-2015.

A Lei Anticorrupção entrou em vigor em 29 de janeiro de 2014 e responsabiliza e pune empresas envolvidas em atos de corrupção contra órgãos públicos. Entretanto, o escasso relacionamento da Empresa com órgãos públicos já a eximia de problemas dessa natureza. Além disso, a Odebrecht Agroindustrial é respaldada pelo Comitê de Ética, que reforça seu compromisso com a transparência e a equidade. A instância é composta pelo Líder Empresarial e pelos Líderes das áreas de Pessoas, Sustentabilidade e Comunicação, Jurídico e Finanças.

O Código também explicita a posição da Odebrecht Agroindustrial quanto a temas como discriminação, assédio, trabalho infantil e abuso de poder, não sendo admitidas intimidações, constrangimentos ou ameaças, independentemente de quem as pratique. Estabelece ainda a igualdade nas oportunidades de trabalho, e regramento específico pra conflitos de interesses.

Parceiros, Fornecedores, Integrantes e Comunidades têm a possibilidade de enviar sugestões de melhorias, notificar violações do Código de Conduta e informar demais riscos relacionados ao negócio da Empresa por meio do Colhendo Ideias, canal acessível pela internet ou por telefone. De caráter confidencial, tem todos os contatos analisados por empresa terceirizada, fato que garante a privacidade e a imparcialidade no tratamento das comunicações recebidas. Durante a safra 2013-2014, o canal recebeu 249 relatos, nenhum deles relacionado à corrupção.

Durante a safra 2013-2014, foi iniciada ainda a estruturação de um novo canal de comunicação: o Linha de Ética. O mecanismo entrou em operação no fim da safra e está disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, por meio do telefone 0800 7218434 ou pelo site da Empresa, acessando o link Linha de Ética na página principal. O canal deve ser utilizado sempre que forem identificados possíveis desvios de conduta por parte de Integrantes, Terceiros, Fornecedores e/ou Clientes, representando violações ao Código de Conduta, normas e procedimentos internos, princípios éticos e boa prática de Governança Corporativa, bem como violações à legislação vigente.